Posts em Destaque

Um Carro a Menos(a)Vai de Bike! Não aguenta mais as filas pra Ressacada? Você pode fazer a diferença! Conheça os benefícios de deixar seu carro em casa e ir pra Ressacada de Bicicleta! Além de se livrar da fila, faz bem pra você, pro seu bolso, pra natureza e até pra quem preferir ficar na fila!

Leia mais...

Grupos de CiclistasGrupos de Ciclistas Pedalar em grupo é mais divertido e mais seguro! Conheça outros ciclistas avaianos que se reúnem para ir aos jogos na Ressacada, e eventualmente para outros passeios também!

Leia mais...

DicasDicas A idéia de usar bicicleta como transporte é nova para você? Aqui você encontra importantes dicas de segurança, seus direitos e deveres como ciclista e como motorista. Saiba, por exemplo porque NÃO andar na contra-mão!

Leia mais...

Rss

Projeto do Bicicletário do Avaí

| Marcadores: bicicletário | domingo, 7 de junho de 2009

O Blog do site do Avaí divulgou informações sobre o bicicletário à ser construído na Ressacada. Pelo visto não vai sair pro jogo de hoje, como havia sido publicado extra-oficialmente. Não se falou em data ainda. Mas ao menos, alguns dados mais concretos surgiram.

As figuras que ilustram o post são renderizações do arquiteto do Avaí. Seguem abaixo minhas observações sobre o que foi divulgado pelo blog do Avaí:

Tamanho: Não serão as 2000 vagas dos boatos que surgiram antes. Mas sim, vai se começar com 100, com possibilidade de ampliação a medida que a demanda vai aumentando. Eu achava 2000 um exagero, mas 100 também acho que vai ser pouco, contando que o Avaí encabece oficialmente uma campanha pró-bicicleta. Mas tá bom pra começar, mas já encomendem a ampliação! ;)
Localização: Excelente! Próximo aos portões, bem visível, pelo desenho é cercado evitando esbarrões de pedestres e carros, próximo a secretaria e bilheterias para se tornar útil não apenas em dias de jogo, mas também para idas ocasionais à Ressacada para compra de ingressos, pagamento de mensalidade ou uma visita à Avaí Store.
Segurança: Pelo desenho, a área é cercada. E haverá um segurança dedicado exclusivamente ao controle da área. Está de ótimo tamanho pra um bicicletário de 100 lugares.
Paraciclos: Aí vai minha primeira (e única) crítica. Se o modelo da renderização é o modelo a ser utilizado, considero uma péssima escolha. Vou ficar na torcida pra que seja apenas um modelo utilizado na simulação, e que na prática será escolhido um mais adequado. Esses paraciclos de prender a roda são muito ruins, são chamados por ciclistas de "amassa aro" pois a bicicleta fica apoiada no aro das rodas, justamente a parte mais frágil da bike - e aí, qualquer esbarrão já pode danificar a bicicleta. Além do mais, se você não carrega uma corrente muito grande, com esse tipo de paraciclo não dá pra prender o quadro da bike, e sim apenas a roda. Acontece que nessas bicicletas novas é muito fácil de soltar a roda e carregar a bike deixando a roda pra trás. Este link contém algumas dicas e modelos de paraciclos adequados e não adequados. Por enquanto vou ser otimista e acreditar que foi apenas coisa da simulação, e que na prática um modelo melhor será utilizado.

No geral, sendo otimista quanto ao modelo de paraciclo, gostei muito das informações sobre o bicicletário. E fico na expectativa de quando vou poder começar a usá-lo!!! Agora, com licença que vou começar a me organizar pra ir pro jogo! :)

2 comentários:

Postar um comentário