Posts em Destaque

Um Carro a Menos(a)Vai de Bike! Não aguenta mais as filas pra Ressacada? Você pode fazer a diferença! Conheça os benefícios de deixar seu carro em casa e ir pra Ressacada de Bicicleta! Além de se livrar da fila, faz bem pra você, pro seu bolso, pra natureza e até pra quem preferir ficar na fila!

Leia mais...

Grupos de CiclistasGrupos de Ciclistas Pedalar em grupo é mais divertido e mais seguro! Conheça outros ciclistas avaianos que se reúnem para ir aos jogos na Ressacada, e eventualmente para outros passeios também!

Leia mais...

DicasDicas A idéia de usar bicicleta como transporte é nova para você? Aqui você encontra importantes dicas de segurança, seus direitos e deveres como ciclista e como motorista. Saiba, por exemplo porque NÃO andar na contra-mão!

Leia mais...

Rss

(a)Vai de bike!

| Marcadores: estatico | quarta-feira, 1 de abril de 2009

Um dos grandes desafios de ser avaiano é enfrentar as filas para todo jogo na Ressacada. A história já se repete a anos. Em clássico ou jogos decisivos então, pode contar mais tempo de fila do que de jogo.

É um problema não apenas para os torcedores. É problema para os moradores da região, é um problema para os usuários do aeroporto. É um problema que acontece mesmo sem jogo, nos horários de pico. E mesmo assim, com tantos interessados, do poder público abundam promessas e faltam atitudes. Mais recentemente, foram feitas experiências com corredor exclusivo de ônibus, e existe a nova promessa do tal "elevado do trevo da seta", que deve melhorar o transito na região. Entre experiências e projetos, continuamos, pelo menos ainda por um bom tempo, com as mesmas filas.

De quem é a culpa?

De quem é a culpa?

Sim, é claro que a culpa é do poder público que nos esquece, e que fica empurrando o problema pra frente, sempre apenas prometendo e nunca resolvendo. Mas a culpa também é minha e sua, caro leitor, e daquilo que chamo de "cultura do automóvel".

Olhe uma vez para os lados enquanto você está na fila. Quantos carros você vê que tem um ou dois avaianos apenas, quando ali caberiam até cinco? E mesmo que ao seu redor os casos estejam cheios, veja quanto espaço na fila estes carros ocupam. É essa a única - e a melhor - alternativa que temos?

A fila seria menor, se cada um de nós usasse de alternativas mais inteligentes. Dizem que uma imagem fala mais do que mil palavras, então confira a imagem abaixo:


Depois de olhar a imagem, chegamos a uma conclusão: sim, existem problemas de trânsito que a prefeitura podia resolver. Mas problema ainda maior é a nossa cultura de usar o automóvel de maneira "não inteligente", ou seja, usá-lo quando não é necessário utilizá-lo e quando ele não é a melhor opção.

Sim, caro leitor. Sei que o nosso transporte público também não é "uma maravilha". Mas a imagem acima não te faz pensar que, mesmo não sendo ideal, vale a pena? Temos o corredor exclusivo de ônibus, quem pega sabe como fica muito mais rápido ir e vir pra Ressacada. Paga passagem, mas não gasta combustível nem "flanelinha" ou estacionamento. Pode tomar cerveja no estádio sem problema, e ainda pode voltar comentando o resultado com o pessoal. Pelo menos pense se realmente há motivo para ficar tão preso a "necessidade" de usar o automóvel próprio...

Mas este site quer levantar outra bandeira, além do transporte público: a bandeira da bicicleta como alternativa de transporte, especialmente para a ida aos jogos do Avaí.

Se você é uma pessoa saudável, com condições físicas, há uma opção ainda melhor que todas as outras: Vai de Bike!

Vantagens de quem vai de bike!

Vai de Bike!

Existem inúmeras vantagens da bicicleta. Vou enumerar algumas:
- Não gasta com combustível;
- Não paga imposto pra manter a bicicleta;
- Não paga passagem;
- Não paga flanelinha (tem bicicletário grátis na Ressacada!)
- Faz bem pra saúde; (E de quebra economiza grana da academia ;D)
- Não polui, faz bem pro meio ambiente;
- Não pega fila - vai e volta mais rápido;

Além dos aspectos financeiros e benefícios pra própria saúde, andar de bicicleta é fazer também sua parte para a preservação do meio ambiente. Por muito tempo a bicicleta foi considerada ou como veículo para lazer, ou como transporte pra quem não podia comprar uma moto ou carro. Hoje, em muitos países desenvolvidos, e também em alguns centros urbanos do Brasil (inclusive Floripa, em estágio inicial) começa-se a olhar pra bicicleta como uma excelente alternativa de transporte para curtas e médias distâncias, principalmente pela questão ambiental e do caos do transito que toma conta de qualquer cidade grande. O poder público de grandes cidades tem construído ciclovias, bicicletários, postos de empréstimo de "bicicletas públicas", e por aí vai.

O Avaí está antenado nisso. Um Bicicletário gratuito foi construído em local privilegiado, próximo a secretaria do clube, portões de acesso e local de concentração dos torcedores antes do jogo. A prefeitura também está se antenando, construíndo ciclovias em diversos pontos da cidade.

Por isso, vamos sim cobrar melhorias no transito da região. Mas se você pode (é saudável, mora em uma distância compatível com seu condicionamento físico, etc.), venha fazer também a sua parte! O seu bolso, sua saúde, o meio ambiente e os torcedores que vão ficar na fila (com um carro a menos) agradecem!

Confira no link abaixo grupos de ciclistas que vão aos jogos do Avaí. É sempre uma boa opção e muito mais divertido pedalar em grupo!

- Grupos de Ciclistas Avaianos

Veja também dicas para aumentar sua segurança como ciclista, bem como regras de transito para ciclistas e para motoristas quando passam por ciclistas:

- Como se comportar como ciclista... e como se comportar com os ciclistas