Posts em Destaque

Um Carro a Menos(a)Vai de Bike! Não aguenta mais as filas pra Ressacada? Você pode fazer a diferença! Conheça os benefícios de deixar seu carro em casa e ir pra Ressacada de Bicicleta! Além de se livrar da fila, faz bem pra você, pro seu bolso, pra natureza e até pra quem preferir ficar na fila!

Leia mais...

Grupos de CiclistasGrupos de Ciclistas Pedalar em grupo é mais divertido e mais seguro! Conheça outros ciclistas avaianos que se reúnem para ir aos jogos na Ressacada, e eventualmente para outros passeios também!

Leia mais...

DicasDicas A idéia de usar bicicleta como transporte é nova para você? Aqui você encontra importantes dicas de segurança, seus direitos e deveres como ciclista e como motorista. Saiba, por exemplo porque NÃO andar na contra-mão!

Leia mais...

Rss

E quem mora longe?

| Marcadores: opinião, reflexão, repercussão | terça-feira, 14 de abril de 2009

Os blogueiros avaianos estão aderindo a idéia com tudo. Obrigado a todos!!! Com o apoio de vocês essa idéia pode ir longe! Estava lendo a repercussão e comentários que estão sendo feitos, e depois das mensagens de apoio, o que mais aparece é gente que mora longe demais pra aderir.

Bom, eu diria que essas pessoas não precisam ficar de fora. Eu nunca fui radical de defender a bicicleta como único meio de transporte, ou como melhor meio de transporte para qualquer situação. Cada caso é um caso, o que defendo é o uso racional: não usar o automóvel "automaticamente", sem pensar se existem opções. Existem várias situações onde realmente não dá pra usar a bicicleta:

- Distância incompatível com condicionamento físico: Nesse caso, minha dica é: comece a usar a bike para percursos curtos, passeios. Eu garanto: quanto mais você anda, mais você vai querer andar, e cada vez mais longe você vai. E talvez um dia você vai pra ressacada com a gente!
- Vai ao jogo com familiares/amigos que não podem ir de bike: Se não der pra ir de ônibus também, faça o que dá: dê carona, e use o mínimo de carros possível pra levar todo mundo!

Mas independente de se você já vai, pretende ir ou nunca irá a Ressacada de bicicleta, você pode considerar essa alternativa para outras áreas. Pra aula, pro seu trabalho, pra fazer uma compra rápida, pra fazer um passeio, você realmente precisa usar o carro? Repito: cada caso é um caso. O desafio que faço é que você analise o seu caso!

E por fim, duas coisas que você pode fazer: Primeiro, espalhe a idéia! Incentive familiares, amigos, especialmente aqueles que moram em distâncias razoáveis e tem boas condições de saúde, para que participem! E segundo, apoie quem aderiu, respeitando e protegendo o ciclista no transito. Publiquei algumas dicas sobre o comportamento do motorista com relação ao ciclista que vale a pena conferir!

0 comentários:

Postar um comentário